Alunos do curso SL Moderação conheceram de perto a produção, jogadores profissionais, casters e profissionais envolvidos em um dos maiores campeonatos de esports do País (Divulgação/SehLoiro)
A ação socioeducativa e a oportunidade para estudantes de escolas públicas
O universo dos esportes eletrônicos está em constante expansão no Brasil, e isso não é novidade para quem acompanha de perto o cenário. A grande final do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), realizada no último dia 7 no Ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte, foi um exemplo claro do impacto que esse segmento tem na nossa cultura. O evento, que marcou o tetracampeonato da paiN Gaming, foi também palco de uma iniciativa que merece tanto destaque quanto o jogo em si: uma ação socioeducativa promovida pelo instituto YoGamers do Bem (YGB), liderado pelo streamer e empresário Felipe ‘YoDa’ Noronha. Esse tipo de ação é o que realmente me faz refletir sobre o poder transformador que o universo gamer pode ter na vida de jovens de todo o Brasil.
A ação em questão levou 18 alunos do curso de moderação de lives, todos matriculados em escolas públicas de Pedro Leopoldo e Confins, para um tour exclusivo nos bastidores da decisão do CBLOL. Eu me coloco no lugar desses jovens, que, possivelmente, nunca tiveram a oportunidade de vivenciar um evento dessa magnitude. Ver de perto a produção, interagir com jogadores profissionais e casters, além de ter uma imersão prática na área de moderação de transmissões ao vivo, com certeza é uma experiência que vai além da sala de aula.
A importância da moderação nas transmissões de esports
Algo que muitas pessoas talvez não deem a devida importância é o trabalho por trás das câmeras. Quando falamos em moderação de lives, estamos lidando com uma parte essencial do funcionamento de qualquer grande evento online. E é interessante pensar que esses jovens tiveram a oportunidade de ver, na prática, o quão vital é esse trabalho em um dos maiores torneios de esports do Brasil.
Felipe ‘YoDa’, presidente do YGB, deixou claro o quanto essa parceria com a Riot Games fortalece a missão de capacitar jovens para o mercado gamer. É importante mencionar que a moderação não se trata apenas de monitorar o chat ou garantir que as regras sejam seguidas. Ela é um elo fundamental entre os espectadores e o conteúdo, promovendo uma experiência mais fluida e segura. E isso, na minha visão, torna a ação ainda mais relevante, já que permite aos jovens entenderem a profundidade do que está em jogo em uma transmissão desse porte.
Adriana Piller Noronha, cofundadora do Grupo SehLoiro, também destacou a gratidão pela parceria com a Riot Games. Eu concordo plenamente com o que ela disse sobre não desistir, pois essa parceria prova que estamos no caminho certo ao promover inclusão e capacitação no mundo dos games.
YoGamers do Bem: Inclusão e transformação por meio do gaming
O YoGamers do Bem, com sede em Pedro Leopoldo, é uma instituição que, em minha opinião, deveria servir de modelo para outras iniciativas que buscam promover a inclusão digital no Brasil. As duas salas mantidas pelo YGB na cidade oferecem cursos gratuitos de moderação e alfabetização digital, uma oportunidade que poucos jovens têm. O projeto tem o mérito de unir educação e tecnologia, promovendo a geração de empregos e renda para alunos que talvez não encontrassem outras oportunidades no mercado.
Eu vejo esse projeto como um exemplo claro de como o universo gamer pode ser utilizado para mudar vidas. O fato de os alunos não apenas aprenderem a jogar, mas também entenderem a estrutura por trás das transmissões e a importância de profissionais capacitados para lidar com isso, é um diferencial que merece ser aplaudido. Estamos falando de um mercado em constante crescimento, e a capacitação desses jovens para atuarem como moderadores de live streaming é uma porta de entrada para uma carreira promissora.
Aliás, algo que chamou minha atenção é a previsão de expansão do projeto. Uma nova sala está prevista para ser aberta em São Paulo em 2025, o que mostra o potencial e a ambição do YGB em continuar promovendo oportunidades para mais e mais jovens. Quando olhamos para o futuro do mercado de esports, fica claro que esse tipo de ação é um investimento não apenas no presente, mas nas futuras gerações de profissionais da área.
A visão de Felipe ‘YoDa’ e o impacto local
Não há como falar do YGB sem mencionar a trajetória de Felipe ‘YoDa’. Como streamer e ex-atleta de esports, ele tem uma visão clara de como o gaming pode transformar vidas. O projeto nasceu de sua própria experiência no mercado e do desejo de levar essas oportunidades para crianças e jovens que, de outra forma, poderiam nunca ter contato com esse universo. Acho admirável como ele usa sua influência para promover uma causa tão nobre.
Um ponto que me chamou muito a atenção foi o reconhecimento que ele recebeu em Pedro Leopoldo, com a Comenda Chico Xavier. Esse tipo de honraria é uma demonstração de como o trabalho que ele realiza por meio do YGB é não apenas relevante, mas transformador para a comunidade. Desde 2019, o instituto tem impactado a vida de centenas de jovens na cidade, e o fato de mais de 300 alunos já terem sido capacitados para o mercado de live streaming é impressionante.
A primeira sala gamer do Brasil e o impacto na educação
Outro aspecto que merece ser destacado é a história da primeira sala gamer do Brasil, inaugurada em 2019 no Aeroporto Internacional de Confins. Este marco é um testemunho do pioneirismo do YGB. O projeto, que começou como uma sala experimental, já capacitou dezenas de jovens, muitos dos quais foram posteriormente integrados como moderadores do Grupo SehLoiro. Esse tipo de continuidade é algo que vejo como um ponto muito positivo, pois não se trata apenas de oferecer um curso e “se virar”. Há um acompanhamento e, mais importante, uma absorção de talentos por parte do mercado.
Para quem é apaixonado pelo mundo dos jogos, como eu, é fácil entender o impacto que isso pode ter na vida de alguém. A capacitação profissional dentro do mercado de esports é uma área que, se bem explorada, pode abrir portas inimagináveis para jovens de todas as classes sociais.
O Grupo SehLoiro e sua contribuição ao mercado gamer
O Grupo SehLoiro, fundado em 2015, é um verdadeiro hub de inovação no setor de entretenimento digital e live streaming. É difícil falar de mercado gamer no Brasil sem mencionar a contribuição que o grupo tem oferecido, desde a criação de conteúdo até a capacitação de novos profissionais. Uma das vertentes mais interessantes, na minha opinião, é o SL Moderação, que desenvolve uma metodologia pioneira para moderação de plataformas digitais como Twitch e YouTube.
A experiência que o Grupo SehLoiro adquiriu ao longo dos anos, especialmente com grandes clientes como a Riot Games, mostra o quão relevante o trabalho de moderação é para o sucesso de eventos de grande porte. Ao moderar canais de esports como o LCS e o VCT Americas, o grupo ajudou a garantir que as transmissões fossem seguras e interativas para milhões de espectadores ao redor do mundo. Para mim, isso reforça a importância de investir em capacitação nessa área.
Conclusão: Ação que vai além dos jogos
Ao final de tudo, o que mais me impressiona é como uma ação que poderia ser vista apenas como uma visita aos bastidores de um torneio se transforma em algo muito maior. A parceria entre a Riot Games e o YoGamers do Bem é um exemplo de como a indústria dos games pode contribuir para a inclusão digital e a transformação social. E, ao olhar para os rostos dos jovens que participaram dessa experiência, fico com a sensação de que o futuro do mercado de games no Brasil está em boas mãos.
Aqueles que, como eu, acreditam no potencial dos jogos eletrônicos para além do entretenimento, devem prestar atenção nesse tipo de iniciativa. Ela prova que, com parcerias bem estruturadas e um olhar voltado para o impacto social, é possível transformar a realidade de jovens de todo o país.
Para saber mais sobre essas iniciativas e como participar, acesse o site oficial do YoGamers do Bem e do Grupo SehLoiro.