Corinthians x Flamengo: Levantamento mostra qual torcida tem maior engajamento nas redes sociais

Entre os jogadores, argentino Rodrigo Garro lidera índice de interações

Corinthians e Flamengo duelam por uma vaga na final da Copa do Brasil 2024 neste domingo (20), às 16h, na Neo Química Arena. Os rubro-negros venceram o primeiro jogo por 1 a 0 e qualquer vitória do Timão pela mesma diferença leva a decisão para as penalidades. A semifinal opõe os dois clubes de maior torcida no país: o Fla possui 46,9 milhões de adeptos e o alvinegro 30,4 milhões, de acordo com pesquisa recente do Instituto AtlasIntel.

Mas, e quanto à participação nas redes sociais? O levantamento do Torcedores.com mostra qual torcida engaja mais por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos, seja em postagens dos clubes ou dos jogadores do elenco.


Metodologia

Foram coletados dados dos perfis oficiais no Instagram e TikTok de Corinthians e Flamengo, além dos perfis dos jogadores dos elencos dos dois times. A ferramenta Social Blade foi utilizada para contabilizar os últimos 16 posts de cada conta no Instagram, somando todas as curtidas e comentários. O mesmo foi feito com o TikTok (incluindo o número de compartilhamentos), desta vez com a IA Insightiq. Em relação ao YouTube, o Click Analytic foi usado.

Com base nos dados extraídos, foi calculada uma taxa de engajamento. O número somado de interações foi dividido pelo número de seguidores e, em seguida, multiplicado por 100. Assim, o índice de engajamento foi obtido.


Interação da torcida corintiana é maior

A torcida do Corinthians interage com as contas oficiais do clube mais que a do Flamengo, em média – nas três plataformas:

  • Instagram: taxa de comentários e curtidas de 0,66%, contra 0,18% dos cariocas.
  • TikTok: os paulistas também levam a melhor: 0,45% a 0,32%.
  • YouTube: o engajamento dos corintianos é de 0,14%, enquanto dos flamenguistas é de 0,04%.

Proporcionalmente, os torcedores interagem mais diretamente com os perfis dos jogadores, como veremos a seguir.


Qual torcida engaja mais com o elenco?

Em relação ao engajamento direto com os jogadores das equipes, a torcida corintiana possui índice de 13,6%, ante 8,7% da flamenguista. Os números de interações dos jogadores foram somados e depois divididos pelo número de atletas no plantel.

No TikTok, a média não foi calculada pois nem todos os jogadores dos elencos possuem conta no aplicativo.


Os jogadores líderes de engajamento no Instagram

O argentino Rodrigo Garro, do Corinthians, é o queridinho da torcida por suas boas atuações desde que chegou ao clube no início do ano e é o líder em engajamento com os dois elencos somados.

Em segundo lugar, o zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo, que chegou ao clube em 2022 e foi convocado para a Seleção Brasileira na atual temporada.

Em terceiro, o atacante Talles Magno, do Timão, que teve ótimas atuações após sua chegada no meio do ano.

Veja o top-10 abaixo:

  1. Rodrigo Garro (Corinthians) – 23.49%
  2. Fabrício Bruno (Flamengo) – 20.16%
  3. Talles Magno (Corinthians) – 17.48%
  4. Yuri Alberto (Corinthians) – 13.53%
  5. Nicolás de la Cruz (Flamengo) – 12.87%
  6. Luiz Araújo (Flamengo) – 11.25%
  7. Matheuzinho (Corinthians) – 10.24%
  8. Ángel Romero (Corinthians) – 10.21%
  9. Léo Pereira (Flamengo) – 8.65%
  10. Wesley (Flamengo) – 8.60%

Sobre o Torcedores

O Torcedores é um site dedicado ao universo esportivo. Focado no futebol, cobre as seleções e campeonatos nacionais do Brasil, além de eventos internacionais, oferecendo uma cobertura completa e atualizada de diversas ligas e torneios ao redor do mundo.

Além disso, esportes como tênis, automobilismo, vôlei, surfe, skate, NFL, entre outros, fazem parte da sua produção diária de conteúdo, disponível em seu site e canais oficiais nas redes sociais.

O site pertence à Better Collective, uma empresa que possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital.


Para mais conteúdo continue acessando o site Master Maverick

Leave a Comment

Scroll to Top
Selecionar ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia