Lançado no último dia 26 durante o iFood Move, um relatório inédito da plataforma traz dados de tendência de consumo no app, além de um perfil detalhado dos donos de restaurantes.
A consolidação do delivery na vida do brasileiro tem trazido algumas mudanças de hábitos de consumo e criado oportunidades para os empreendedores do setor de alimentação.
Relatório para Restaurantes
O Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood, feito em parceria com a consultoria de foodservice Galunion, foi lançado no iFood Move, maior evento para restaurantes da América Latina, no dia 26 de outubro.
Um dos principais destaques é o crescimento de pedidos de café da manhã, que tiveram um aumento de 31% entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024. Metade dos pedidos são de padarias, mas apenas 19% dos estabelecimentos parceiros estão abertos neste momento do dia, o que indica uma oportunidade de mercado.
Outro período que vem ganhando espaço no delivery é a madrugada, com um aumento de 25% nos pedidos. Entretanto, somente 7% dos estabelecimentos estão em funcionamento nesse horário, enquanto o jantar continua liderando as entregas, com 58% dos pedidos.
Arnaldo Bertolacci, vice-presidente de Restaurantes do iFood, destaca:
“Ter acesso a dados e informações de qualidade nos ajuda a tomar decisões melhores. Ao chegar a 100 milhões de pedidos no mês, em agosto, tivemos certeza de que era a hora de dividir informações que podem ajudar os parceiros na construção de estratégias e apoiar o crescimento de todo o ecossistema de restaurantes”.
Comidas mais pedidas
Entre as culinárias preferidas, os lanches e a comida brasileira se destacam, figurando entre os cinco pratos mais pedidos em todos os turnos. No almoço, 38% dos pedidos são de culinária brasileira.
As marmitas também ocupam um lugar de destaque, com um crescimento de 6 vezes entre 2019 e 2023. Já nos fins de semana, 61% do consumo de pizza ocorre de sexta a domingo.
No domingo, há uma maior procura por doces, comida italiana e padarias, sendo o único dia em que refeições tradicionais não aparecem no Top 10 de culinárias mais pedidas.
Perfil dos empreendedores
Entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo de 2024, houve um crescimento de 11,4% nos estabelecimentos ativos na plataforma. O perfil dos donos de restaurantes mostra um equilíbrio entre homens e mulheres, com a maioria entre 30 e 44 anos. Além disso, 69% têm filhos, sendo que 22% são pais ou mães solo (com predominância de 3x mais mulheres nessa condição).
No total, 59% dos estabelecimentos operam apenas por meio do delivery, e 77% estão ativos no turno da noite. 67% dos parceiros já utilizam soluções de inteligência artificial em suas operações diárias.
O Relatório para Restaurantes completo está disponível no iFood para Parceiros: parceiroifood.com/relatorio-para-restaurantes
iFood Move 2024
A expectativa é de reunir cerca de 10 mil empreendedores no iFood Move 2024, em um evento com 60 horas de conteúdo, abordando temas como empreendedorismo, inovação, liderança e tendências de mercado. Os participantes terão acesso a uma arena de trocas e poderão compartilhar experiências e conectar-se com especialistas do setor.
iFood Salão
Outro marco importante no iFood Move foi o lançamento do iFood Salão, uma nova frente de negócios que leva o iFood para o espaço físico dos restaurantes, com a apresentação de seu novo totem de pedidos.
Impacto socioeconômico
Durante o evento, foi apresentada a nova pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que revelou que as atividades do iFood foram responsáveis por movimentar 0,55% do PIB nacional em 2023, além de gerar mais de 900 mil postos de trabalho.
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