Conheça a história de Reginaldo Araújo, professor do Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, localizado na cidade de Seabra (BA).
Privacidade, segurança digital e respeito online são tópicos recorrentes das aulas do professor Reginaldo Araújo há dois anos, no Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, na cidade de Seabra (BA). Na 3ª série do Ensino Médio, com a disciplina eletiva “Na Trilha da Comunicação”, o docente forma os estudantes para os desafios da cidadania no mundo digital. Conheça mais de sua história!
Práticas pedagógicas
Na região da Chapada Diamantina, interior baiano, Reginaldo Araújo integra um time de docentes que atua diretamente com estudantes da zona rural e de comunidades quilombolas do município de Seabra. Semanalmente, o professor incentiva o pensamento crítico dos estudantes sobre as redes sociais e suas implicações no consumo de informação por meio do caderno de aulas da Disciplina Cidadania Digital.
“Eu cheguei ao caderno de aulas a partir da indicação de minha coordenadora pedagógica, por meio do material da Secretaria de Educação estadual. Nele há a indicação dessa disciplina eletiva. Assim que encontrei, vi que a metodologia, as dinâmicas e as ferramentas poderiam trazer ótimos resultados na sala de aula”, explica Reginaldo Araújo.
Durante o ano letivo de 2024, o professor Reginaldo relata que aplicou atividades do caderno de aulas nos temas de Ciberbullying, Estereótipos nas redes, Racismo, xenofobia e discurso de ódio online, assim como Contra Narrativas e Segurança e Privacidade na internet.
Sua trajetória como docente já indicava o interesse dos estudantes em atividades para cidadania e o desenvolvimento de habilidades digitais. Em 2022, Reginaldo atuava com temas como desinformação e redes sociais em uma eletiva no colégio. Em 2023, começou a aplicar a disciplina criada pela Safernet e pelo Governo Britânico, construindo inovação junto à comunidade escolar.
Entre essas transformações, a comunidade escolar publicou um e-book no primeiro semestre deste ano, por meio do engajamento dos estudantes e com a assinatura do professor Reginaldo. O material complementar divulga bulas de conscientização sobre cuidados para adolescentes com jogos online e nas redes sociais, sendo distribuído entre outras turmas da escola.
“Com o aval dos estudantes imersos nessa prática pedagógica, formulamos e criamos um e-book, a partir do escaneamento das bulas de conscientização que eles fizeram sobre as redes sociais e os jogos, a partir de pesquisa em grupo. O material é distribuído para outras turmas do colégio e para a comunidade escolar”, explica o professor Reginaldo.
Intitulado “Comunicação Inteligente: Navegando nas Redes Sociais e nos Jogos com Responsabilidade”, o e-book produzido contém declarações de estudantes e reúne, por meio de uma linguagem didática, elementos como memes e aplicativos conhecidos pelos adolescentes.
Entre redes sociais e jogos online
Reginaldo aponta que, entre os pontos de atenção trazidos pelos estudantes, estão as relações com as mídias sociais e os jogos online. Ele ressalta que os jogos de apostas começam a ganhar atenção dos adolescentes e acendem alertas.
Ao lado de Reginaldo, os estudantes ganham entendimento sobre sua cidadania digital e os meios concretos para transformar suas vidas e as comunidades em que estão inseridos.
“No caderno de aulas, apliquei as atividades de rotinas digitais. Os alunos dividiram-se em grupos e pesquisaram sobre as redes sociais e os jogos. A partir dessa pesquisa, elaboraram bulas sobre o uso seguro e equilibrado. Apresentaram a pesquisa e indicaram que poderiam dosar o tempo de tela”, relata o professor Reginaldo.
Reginaldo Araújo destaca que essas reflexões também geram uma resposta positiva de outros professores e gestores. O professor indica que as metodologias ativas envolvem os estudantes através do exercício da autonomia.
“As metodologias ativas são muito importantes. Muitos estudantes não têm acesso frequente à internet em casa. Para evidenciar os direitos e deveres como cidadãos, priorizo atividades que envolvem pesquisa e escrita, para que possam aprender o uso ético e seguro da internet“, avalia Reginaldo Araújo.
Além disso, o professor relata que atividades que estimulam o comentário nas redes sociais, publicações e jogos têm gerado repercussão na Secretaria de Educação da Bahia, aumentando a visibilidade dos esforços da comunidade escolar.
“O envolvimento cresce a cada ano. Neste ano, as participações em lives aumentaram o interesse e o engajamento. Entendo que o sucesso da disciplina tem a ver com as dinâmicas e produções, fazendo com que os alunos se sintam representados nas atividades”, completa Reginaldo. Ele ainda informa que até o fim do segundo semestre, outras produções serão lançadas pelas turmas de terceiro ano.
“As ações continuam. Indico a metodologia das aulas e, neste segundo semestre, estamos preparando mais materiais com base na Disciplina Cidadania Digital“, destaca Reginaldo Araújo.
Cidadania Digital
Reginaldo Araújo é um dos 391 professores de todo o país que aderiram à Disciplina Cidadania Digital, desenvolvida pela Safernet Brasil e pelo Governo do Reino Unido. Até setembro de 2024, o projeto, com quarenta e quatro horas de atividades, já alcançou mais de 38.000 estudantes em 232 cidades, nas 19 unidades da federação.
Além do caderno de aulas, a Disciplina de Cidadania Digital tem o apoio das instituições realizadoras, com curso de formação gratuita para professores, cadastro de secretarias de educação e suporte através de um canal exclusivo. Anualmente, experiências de professores que aplicam a disciplina são reconhecidas no Prêmio Cidadania Digital em Ação. Professores e secretarias de educação interessadas podem se cadastrar neste link em nosso site.
Para mais conteúdo continue acessando o site Master Maverick.