Quando são indicados e quais os riscos do uso indevido?
Os isotônicos são amplamente conhecidos por sua capacidade de repor rapidamente energia e hidratar durante os exercícios ou em dias muito quentes. No entanto, o consumo dessas bebidas deve ser feito com cautela, especialmente por aqueles que não praticam atividades físicas intensas.
Cintya Bassi, coordenadora de nutrição do São Cristóvão Saúde, alerta que os isotônicos são indicados somente para atletas que realizam exercícios de performance moderada a intensa, pois esses precisam repor os eletrólitos perdidos durante a prática esportiva.
“As bebidas isotônicas são compostas por carboidratos, numa proporção de 6 a 8%, além de vitaminas e sais minerais, como sódio e potássio,” explica Bassi. Elas desempenham um papel importante na hidratação, reposição de eletrólitos e manutenção do equilíbrio eletrolítico, especialmente durante atividades físicas prolongadas e de alta intensidade.
Consumo inadequado e riscos
Contudo, a especialista adverte sobre o consumo inadequado dessas bebidas. “Para quem não é atleta, ingerir isotônicos pode ser uma perda de tempo e dinheiro. Se a bebida não for zero, além dos sais minerais, consumirá um açúcar do qual não estava precisando.” Ou seja, o consumo excessivo pode até contribuir para um aumento desnecessário de calorias.
Uma alternativa mais saudável e natural, segundo a nutricionista, é a água de coco, que também atua como um isotônico natural, oferecendo os mesmos benefícios de hidratação e reposição de eletrólitos, sem o excesso de açúcares e aditivos presentes nas versões industrializadas.
“Os isotônicos são uma ferramenta eficaz, mas apenas quando usados com moderação e de acordo com a necessidade. Para a maioria das pessoas, especialmente aquelas que não praticam atividades físicas intensas, a água continua sendo a melhor opção de hidratação,” finaliza a especialista.
Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS I e II), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia.
Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 112 anos em dezembro de 2023. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 165 mil vidas do Plano de Saúde e 28 mil vidas do Plano Odontológico.
O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais.