O Café do Futuro: Sustentabilidade e Inovação na 12ª Semana Internacional do Café

Evento reúne especialistas e destaca tendências da cafeicultura mundial

Teve início nesta quarta-feira, 20 de novembro, a 12ª Semana Internacional do Café (SIC), que acontece no Expominas, em Belo Horizonte, até o dia 22. Considerado um dos maiores eventos do setor cafeeiro, a SIC deste ano debate como o clima, a ciência e os novos hábitos de consumo estão transformando o futuro do café. A programação inclui palestras, exposições e competições que abordam inovações, sustentabilidade e a importância econômica do café no Brasil.

“A Semana Internacional do Café é mais do que um evento; é um espaço de troca de conhecimento e celebração da diversidade do café brasileiro”, declarou Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar.


Abertura oficial celebra a força da cafeicultura mineira

A cerimônia de abertura aconteceu no Auditório Robério Oliveira Silva, às 10h, e contou com a presença de autoridades como o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes. Representantes das entidades organizadoras — Sistema Faemg Senar, Sebrae Minas e Espresso&CO — também marcaram presença.

Durante seu discurso, Thales Fernandes destacou a relevância do evento para o setor agropecuário:

“O café é o segundo produto mais exportado por Minas Gerais, gerando quase US$ 6 bilhões em receita. Com o avanço dos cafés especiais, estamos agregando valor e aumentando a renda dos produtores. Nosso compromisso é garantir sustentabilidade com iniciativas como o Certifica Minas Café e o SeloVerde MG.”


Café e mercado global: uma oportunidade de expansão

O Brasil, maior produtor de café do mundo, tem em Minas Gerais seu principal polo de produção. Cerca de 50% do café brasileiro é produzido no estado, que também se destaca na qualidade e diversidade dos grãos.

“O café mineiro é referência global. Estamos investindo em tecnologia e inovação para melhorar a produtividade e a sustentabilidade dos nossos produtores”, comentou Antônio de Salvo. Ele citou o programa ATeG Café+Forte, que já beneficia mais de 4.300 cafeicultores com assistência técnica e gerencial.


Inovação e ciência no foco das discussões

A programação da SIC explora o impacto de megatendências e avanços tecnológicos na cafeicultura. No Auditório Conexão, o Seminário DNA Café apresentou palestras que analisaram as perspectivas do mercado global, a relação entre café e mudanças climáticas, e o comportamento dos novos consumidores.

Destaques do dia:

  • “Cenários e perspectivas do mercado de café”, por Haroldo Bonfá, da Pharos Consultoria.
  • “COP 30: e eu com isso?”, com Felipe Salomão e Cecilia Seravalli, da Nestlé Brasil.
  • “O impacto das megatendências no consumo de café”, apresentado por Celírio Inácio da Silva (ABIC), Lauro Ré (3corações) e Stefan Dierks (Melitta Alemanha).

Já na Sala Conferência, especialistas discutiram os robustas amazônicos, destacando sua relevância para a sociobiodiversidade e a economia local.

“Os robustas amazônicos não apenas contribuem para a preservação ambiental, mas também impulsionam a cafeicultura sustentável em regiões vulneráveis”, observou Enrique Alves, pesquisador da Embrapa Rondônia.


Espaços de inovação promovem soluções práticas

Na Arena de Inovação, os participantes conheceram ferramentas como o SuperApp Cafeicultor Conectado, que integra dados para apoiar decisões dos produtores, e o CertifiCafé, uma tecnologia que simplifica o processo de certificação agrícola.

“A inovação é um pilar para a evolução do setor cafeeiro, reduzindo custos e aumentando a competitividade no mercado”, afirmou Mauro Junior, criador do CertifiCafé.


Diversidade e inclusão em destaque

A data de abertura do evento coincidiu com o Dia da Consciência Negra, e a SIC aproveitou para discutir a inclusão no setor cafeeiro. Na Cafeteria Modelo, painéis abordaram temas como equidade e impacto social do café.

  • “Café com abertura de caminhos: a qualificação das maiorias minorizadas” trouxe histórias inspiradoras, como a de Celesty Suruí, produtora e barista.
  • “Diversidade, equidade e inclusão: impacto do grão à xícara” destacou práticas inclusivas no mercado, com a participação de lideranças como Dandara Renault, da Maloca Kofi Lab.

Competição e experiências sensoriais para o público

O primeiro dia do evento também foi marcado por competições, como o Campeonato Brasileiro de Barista e a avaliação dos finalistas do Coffee of the Year (COY). Os visitantes tiveram a oportunidade de degustar e votar nos melhores cafés da safra 2023.

“Provar os cafés finalistas é uma experiência única. Cada grão conta uma história, e isso reflete a paixão dos produtores”, afirmou um visitante entusiasta.


Um evento que une negócios e cultura

Realizado por Espresso&CO, Sistema Faemg Senar, Sebrae Minas e Governo de Minas Gerais, a SIC conta com o apoio de grandes marcas como 3corações, Nespresso e Melitta. O evento é gratuito para produtores rurais e visitantes internacionais, enquanto pessoas físicas podem adquirir ingressos por R$ 70,00 para os três dias.

A Semana Internacional do Café segue até o dia 22 de novembro, trazendo mais debates, workshops e oportunidades de negócios. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site oficial do evento.

Leave a Comment

Scroll to Top
Selecionar ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia