Theatro Municipal do Rio de Janeiro Apresenta pela Primeira Vez a Ópera Rusalka de Antonín Dvořák

A obra estreia no dia 14 de novembro com direção de André Heller-Lopes e regência de Luiz Fernando Malheiro, prometendo uma temporada mágica e emocionante para os amantes da ópera.


Pela primeira vez em sua história, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro traz ao público Rusalka, uma das mais célebres óperas do compositor tcheco Antonín Dvořák. Com estreia marcada para 14 de novembro e apresentações adicionais nos dias 16, 22 e 24 de novembro, a produção conta com o renomado Coro e a Orquestra Sinfônica do teatro, sob a direção cênica de André Heller-Lopes e regência de Luiz Fernando Malheiro.

Com o patrocínio da Petrobras e em parceria com o Auditório de Tenerife, a montagem traz um elenco talentoso, incluindo as sopranos Ludmila Bauerfeldt e Paolla Soneghetti no papel de Rusalka, Giovanni Tristacci como Príncipe e Eliane Coelho e Tati Helene como Princesa Estrangeira. Os ingressos estão à venda no site oficial e na bilheteria do teatro a partir do dia 5 de novembro.

“Trazer a ópera Rusalka ao palco do Municipal nos enche de alegria”, ressalta Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro. “Essa coprodução com o Auditório de Tenerife, somada ao apoio da Petrobras, permite-nos apresentar espetáculos grandiosos e memoráveis. Esperamos casa cheia, como sempre, e que o público se encante com cada detalhe desta montagem.”

A Magia e a Tragédia de Rusalka

A história de Rusalka combina o mundo místico das ninfas com o drama humano. Inspirada na lenda de sereias e na busca por um amor proibido, a trama explora o desejo de Rusalka, uma ninfa, em transformar-se em humana para viver um romance impossível com um jovem príncipe. Dvořák infunde a narrativa com profundidade emocional e musical, tornando-a uma das óperas mais aclamadas de sua carreira.

Primeiro Ato: Amor e Sacrifício

O primeiro ato acontece em um bosque, onde três ninfas dançam ao lado do Senhor das Águas, que é a figura paterna de Rusalka. Apaixonada por um jovem que frequenta o lago, Rusalka decide renunciar à sua natureza para viver como humana e conquista seu amor. Em busca dessa transformação, ela recorre à bruxa Jezibaba, que concorda em ajudá-la, mas a adverte que o preço será alto: Rusalka perderá a fala e será amaldiçoada caso volte ao seu mundo de origem. O encontro com o Príncipe é intenso e imediato, e ele a leva para o castelo, fascinado pela misteriosa figura da jovem silenciosa.

Segundo Ato: Um Amor Sob Pressão

Enquanto o casamento entre Rusalka e o Príncipe é preparado no castelo, os habitantes se mostram desconfiados da estranha e enigmática noiva. A chegada de uma Princesa estrangeira, que desperta o interesse do Príncipe, agrava ainda mais a situação. O Senhor das Águas observa a crise de Rusalka, que busca consolo na figura paterna, enquanto a rival Princesa luta para conquistar o Príncipe. Traído, o Príncipe se vê enredado na maldição ao sucumbir aos encantos da nova pretendente, deixando Rusalka sozinha e desamparada.

Terceiro Ato: O Preço da Maldição

O último ato se inicia com a desesperança de Rusalka, que retorna ao lago para pedir ajuda a Jezibaba. A bruxa propõe uma solução drástica: Rusalka deveria matar o Príncipe para quebrar o feitiço. No entanto, ela rejeita essa possibilidade e escolhe viver isolada nas águas, agora expulsa até por suas irmãs ninfas. Em meio à solidão, o Príncipe retorna, em busca do perdão e de sua paz. Rusalka, mesmo alertando-o sobre seu beijo mortal, cede ao desejo do amado, e ele morre em seus braços, selando o destino trágico. A ópera termina com uma indagação melancólica do Senhor das Águas, que questiona o sentido do doloroso sacrifício de sua filha.

“Encenar Rusalka em pleno 2024 é como tentar encontrar uma ‘abertura’ para um mundo mágico em meio ao caos atual”, comenta o diretor cênico André Heller-Lopes. “A história toca em temas profundos e atemporais, resgatando o lado mítico das lendas, mas também abrindo espaço para questionamentos sobre amor, desejo e sacrifício.”

O Elenco e a Produção

Além de Ludmila Bauerfeldt e Paolla Soneghetti como Rusalka, o elenco conta com Giovanni Tristacci como o Príncipe e renomados nomes da ópera brasileira e internacional, como Eliane Coelho, Denise de Freitas e Licio Bruno. “Contamos com alguns dos melhores artistas da nossa temporada oficial”, afirma Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal. “A regência de Luiz Fernando Malheiro retorna ao palco com grande expectativa após o sucesso de La Traviata.”

A produção destaca-se também pelo trabalho visual, com cenografia de Renato Theobaldo e figurinos assinados por Marcelo Marques, prometendo uma experiência imersiva para o público.

Detalhes e Informações sobre os Espetáculos

Para aqueles que desejam uma introdução mais detalhada à obra, haverá uma palestra gratuita uma hora antes de cada apresentação no Salão Assyrio. Confira a programação completa de Rusalka no Theatro Municipal:

Datas e Horários:

  • Estreia: 14 de novembro às 19h
  • Sessões: 16 e 22 de novembro às 19h; 24 de novembro às 17h
  • Projeto Escola: 13 de novembro às 14h

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Praça Floriano, s/nº – Centro, Rio de Janeiro

Ingressos:

  • Frisas e Camarotes: R$90,00 (individual)
  • Plateia e Balcão Nobre: R$80,00
  • Balcão Superior e Lateral: R$50,00
  • Galeria Central e Lateral: R$20,00

Os ingressos podem ser adquiridos através do site oficial ou diretamente na bilheteria do Theatro.

Os Mestres por Trás da Obra

Luiz Fernando Malheiro – Diretor Musical e Regente

Luiz Fernando Malheiro é uma referência na ópera brasileira, com mais de 60 títulos regidos ao longo de sua carreira. Atualmente, atua como diretor artístico da Orquestra Amazonas Filarmônica e do Festival Amazonas de Ópera, e é o único maestro brasileiro a reger O Anel do Nibelungo na íntegra.

André Heller-Lopes – Diretor Cênico

Ganhador do Prêmio Carlos Gomes por três vezes, Heller-Lopes traz uma experiência internacional que inclui passagens pela Royal Opera House e o Metropolitan Opera. Diretor de produções renomadas no Brasil e no exterior, Heller-Lopes enriquece Rusalka com sua visão única e sensibilidade artística.

A Importância de Rusalka para a Temporada do Theatro Municipal

A exibição de Rusalka no Theatro Municipal do Rio de Janeiro representa não só uma estreia importante, mas também uma oportunidade de explorar temas universais como o desejo, o amor e o sacrifício. Com uma história rica em simbolismos e uma produção que equilibra tradição e inovação, a ópera promete ser um marco na temporada.

Realização e Apoio:
O espetáculo é uma realização da Fundação Teatro Municipal, com apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Associação dos Amigos do Teatro Municipal e diversos parceiros, incluindo o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo. A produção conta ainda com o apoio da Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio Paradiso Rio e Consulado Honorário da República Tcheca no Rio de Janeiro.

Para mais detalhes sobre os espetáculos e ingressos, acesse o site oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

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