
Iniciativa usa tecnologia para acompanhar metas ambientais da Capital
A ESG Now, empresa gaúcha especializada em soluções para gestão, firmou parceria com a Prefeitura de Porto Alegre para iniciativas voltadas à ação climática e sustentabilidade, desempenhando um papel fundamental no monitoramento do Plano de Ação Climática (PLAC) da Capital. Por meio de uma plataforma digital, a ESG Now contribui para a gestão integrada de 170 iniciativas do Plano, que englobam desde descarbonização da mobilidade urbana até sistemas de prevenção a enchentes. Porto Alegre se torna, assim, o primeiro pólo brasileiro a contar com esse tipo de tecnologia para acompanhamento em tempo real de prazos, metas e indicadores ambientais. “A partir desse dashboard, gestores públicos conseguem visualizar o status de cada iniciativa, identificar possíveis atrasos e intervir para garantir o cumprimento das metas climáticas”, explica o CEO da ESG Now, Elias Neto.
Com a implementação da plataforma, Porto Alegre busca aprimorar a governança ambiental e aumentar a transparência das ações climáticas, garantindo que avance rumo à meta de ser uma cidade de baixo carbono até 2050.
A cooperação entre a ESG Now e a Prefeitura de Porto Alegre já está em execução e teve a parceria formalizada durante o South Summit Brazil, nesta quarta-feira (09), no Cais Embarcadero, em Porto Alegre. A solenidade contou com a presença de Júlia Zardo, secretária adjunta na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, e Rovana Reale Bortolini, diretora de projetos e políticas de sustentabilidade da Prefeitura de Porto Alegre.
O CEO da ESG Now, Elias Neto, também participou do painel Plano de Ação Climática: Desafios na Gestão e Monitoramento de sua Implementação , ao lado da Rovana Reale Bortolini, no Corner Stage.
Sobre a ESG Now
É uma startup que apoia as empresas nas suas jornadas ESG. Sua plataforma digital reúne soluções para os principais desafios enfrentados pelas organizações, como inventário de emissões de carbono, relatórios de sustentabilidade, indicadores e metas, gestão ESG de fornecedores e conformidade legal. Entre os clientes estão empresas como Arezzo&CO, Renner, Sicredi e Soprano.
Em 2024, lançou o módulo ESG Carbon, que simplifica e agiliza o processo de quantificação e gestão de indicadores relacionados às emissões de carbono, essenciais para relatórios e auditorias. A funcionalidade ajuda, inclusive, as empresas a digitalizar o processo de elaboração de inventários de carbono, listando todas as fontes de emissões para cada escopo, algo que já faz parte das rotinas dentro da ferramenta.
Mais informações em: https://www.esgnow.co/ .