Entre os jogadores, argentino Rodrigo Garro lidera índice de interações
Corinthians e Flamengo duelam por uma vaga na final da Copa do Brasil 2024 neste domingo (20), às 16h, na Neo Química Arena. Os rubro-negros venceram o primeiro jogo por 1 a 0 e qualquer vitória do Timão pela mesma diferença leva a decisão para as penalidades. A semifinal opõe os dois clubes de maior torcida no país: o Fla possui 46,9 milhões de adeptos e o alvinegro 30,4 milhões, de acordo com pesquisa recente do Instituto AtlasIntel.
Mas, e quanto à participação nas redes sociais? O levantamento do Torcedores.com mostra qual torcida engaja mais por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos, seja em postagens dos clubes ou dos jogadores do elenco.
Metodologia
Foram coletados dados dos perfis oficiais no Instagram e TikTok de Corinthians e Flamengo, além dos perfis dos jogadores dos elencos dos dois times. A ferramenta Social Blade foi utilizada para contabilizar os últimos 16 posts de cada conta no Instagram, somando todas as curtidas e comentários. O mesmo foi feito com o TikTok (incluindo o número de compartilhamentos), desta vez com a IA Insightiq. Em relação ao YouTube, o Click Analytic foi usado.
Com base nos dados extraídos, foi calculada uma taxa de engajamento. O número somado de interações foi dividido pelo número de seguidores e, em seguida, multiplicado por 100. Assim, o índice de engajamento foi obtido.
Interação da torcida corintiana é maior
A torcida do Corinthians interage com as contas oficiais do clube mais que a do Flamengo, em média – nas três plataformas:
- Instagram: taxa de comentários e curtidas de 0,66%, contra 0,18% dos cariocas.
- TikTok: os paulistas também levam a melhor: 0,45% a 0,32%.
- YouTube: o engajamento dos corintianos é de 0,14%, enquanto dos flamenguistas é de 0,04%.
Proporcionalmente, os torcedores interagem mais diretamente com os perfis dos jogadores, como veremos a seguir.
Qual torcida engaja mais com o elenco?
Em relação ao engajamento direto com os jogadores das equipes, a torcida corintiana possui índice de 13,6%, ante 8,7% da flamenguista. Os números de interações dos jogadores foram somados e depois divididos pelo número de atletas no plantel.
No TikTok, a média não foi calculada pois nem todos os jogadores dos elencos possuem conta no aplicativo.
Os jogadores líderes de engajamento no Instagram
O argentino Rodrigo Garro, do Corinthians, é o queridinho da torcida por suas boas atuações desde que chegou ao clube no início do ano e é o líder em engajamento com os dois elencos somados.
Em segundo lugar, o zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo, que chegou ao clube em 2022 e foi convocado para a Seleção Brasileira na atual temporada.
Em terceiro, o atacante Talles Magno, do Timão, que teve ótimas atuações após sua chegada no meio do ano.
Veja o top-10 abaixo:
- Rodrigo Garro (Corinthians) – 23.49%
- Fabrício Bruno (Flamengo) – 20.16%
- Talles Magno (Corinthians) – 17.48%
- Yuri Alberto (Corinthians) – 13.53%
- Nicolás de la Cruz (Flamengo) – 12.87%
- Luiz Araújo (Flamengo) – 11.25%
- Matheuzinho (Corinthians) – 10.24%
- Ángel Romero (Corinthians) – 10.21%
- Léo Pereira (Flamengo) – 8.65%
- Wesley (Flamengo) – 8.60%
Sobre o Torcedores
O Torcedores é um site dedicado ao universo esportivo. Focado no futebol, cobre as seleções e campeonatos nacionais do Brasil, além de eventos internacionais, oferecendo uma cobertura completa e atualizada de diversas ligas e torneios ao redor do mundo.
Além disso, esportes como tênis, automobilismo, vôlei, surfe, skate, NFL, entre outros, fazem parte da sua produção diária de conteúdo, disponível em seu site e canais oficiais nas redes sociais.
O site pertence à Better Collective, uma empresa que possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital.
Para mais conteúdo continue acessando o site Master Maverick