Hubla ajuda influenciadores a monetizar conteúdos digitais, de olho no mercado brasileiro de economia criativa

Startup oferece soluções de pagamentos em grupos de WhatsApp e Telegram, gerenciamento de clientes e criação de landing pages para criadores de todos os portes

A Hubla – startup que permite a criadores de conteúdo monetizar grupos de WhatsApp e Telegram – está de olho no mercado brasileiro de economia criativa. Desde a pandemia, produtos digitais como cursos, ebooks, podcasts e mentorias cresceram em popularidade, impulsionados também pela nova relação das pessoas com o trabalho.

Segundo a consultoria internacional Influencity Marketing Hub, o Brasil tem cerca de 9 milhões de influenciadores digitais, sendo que 36% já vivem exclusivamente da produção e comercialização de conteúdo online. Destes, 75% faturam entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. E é justamente aí que entra a Hubla, startup fundada em 2020 para ajudar esses criadores a ganhar dinheiro e que, em 2022, movimentou mais de R$ 200 milhões.

“O mercado de infoprodutos, que são aqueles cuja utilidade principal está na informação e no conteúdo, tem uma dor bem específica: o modelo de monetização não costuma ser sustentável no longo prazo. Quem compra um curso, quase nunca assiste até o fim. O mesmo acontece com ebooks e podcasts. Consequentemente, o criador não consegue gerar valor para o seu cliente, que por sua vez, por mais que tenha adquirido o seu produto, não tem motivação para gerar recorrência”, explica Arthur Alvarenga, CEO e cofundador da Hubla.

Para Alvarenga, é preciso desenvolver novos modelos de negócio que engajem o cliente e gerem fidelidade. Uma das soluções da Hubla para isso é a criação de comunidades. Por meio de uma plataforma online, a startup possibilita que criadores criem comunidades pagas, com assinaturas mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Além de fazer toda a parte de gestão de membros, como adição e remoção de membros de acordo com seu status de pagamento, também oferece ferramentas para auxiliar na parte de divulgação e vendas.

As comunidades são grupos de pessoas que compartilham interesses em comum e se reúnem em torno de um determinado nicho ou tema específico. São formadas por pessoas que desejam aprender mais sobre um assunto, trocar ideias, experiências, opiniões e se ajudar mutuamente para atingir seus objetivos. Por conta disso, o nível de engajamento – e de conversão – acaba sendo muito mais alto.

“Além de fácil de implementar, uma comunidade serve vários propósitos em um negócio digital: é porta de entrada para novos clientes, maximiza a retenção de qualquer que seja o produto e também cria uma base de clientes fiéis, muito mais propícios a consumir novos produtos do mesmo criador”, defende Alvarenga.

Foi o que aconteceu com Gabriel Dias, influenciador de conteúdo sobre viagens que montou a sua primeira comunidade na Hubla em 2021 e já conquistou 3.000 assinantes em suas 19 comunidades, 90% taxa de recompra e teve o crescimento de 350% em um ano, todas hospedadas na plataforma da startup.

Seu grupo principal é o “Emissões com Milhas”, onde ele compartilha diariamente as melhores oportunidades para emitir passagens aéreas com milhas. “É um conteúdo bem específico e que pode ser monetizado com sucesso”, afirma Alvarenga.

Números internos da Hubla mostram que os criadores da plataforma multiplicam seu faturamento em 2,6 vezes a partir do momento em que contratam os serviços da startup. Embora a utilização de todas as funcionalidades seja gratuita, a Hubla fica com 10,9% de cada venda realizada.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Selecionar ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia