Colaboração já profissionalizou cerca de 200 pessoas e empregou mais de 50 operando o programa AWS re/Start no Brasil
O projeto social Campinho Digital, em colaboração com a Amazon Web Services (AWS), anunciou a abertura das inscrições para a nova turma do programa AWS re/Start no Brasil, curso de qualificação profissional em computação em nuvem focado na geração de emprego. O prazo final de inscrição é dia 1 de junho, com 45 vagas disponíveis.
O programa profissionalizante terá 12 semanas de imersão com aulas ao vivo e online de aproximadamente 30 horas semanais. Além disso, os alunos contarão com instrutor certificado em computação em nuvem. Os objetivos do programa são preparar os participantes para o exame da AWS Cloud Practitioner e capacitá-los para ingressarem no mercado de trabalho na área da tecnologia.
A Fundación Compromiso, por meio do seu programa Campinho Digital, irá operar o programa AWS re/start virtualmente em todo o Brasil. A instituição tem como proposta apoiar e investir nas iniciativas sociais, ambientais e culturais em organizações da sociedade civil, empresas privadas e instituições públicas da América Latina.
“Para o Campinho Digital, é gratificante ser uma organização colaboradora do programa AWS re/start no Brasil. Nossos números comprovam o sucesso do curso na região. Em abril, iniciamos a quinta turma do programa com 45 alunos. A nossa expectativa é que 70% deles estejam empregados até o final do ano”, aponta Luis Parenti, Diretor Geral do Campinho Digital.
A colaboração entre Campinho Digital e AWS já capacitou, de forma gratuita, 176 alunos em computação em nuvem em menos de dois anos. Esse trabalho movimenta o mercado da tecnologia no Brasil, gerando mão de obra qualificada para preencher lacuna já existente. Segundo pesquisas da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), para atender a essa carência, será necessário formar cerca de 70 mil profissionais por ano até 2024.
A Avanade, líder em inovações digitais, contratou recentemente duas alunas formadas pelo programa AWS re/start. “Na empresa, buscamos profissionais com sede de conhecimento e ambas que contratamos por meio do programa possuem essa característica. Elas iniciaram conosco como estagiárias e estão trilhando uma carreira incrível, uma já foi efetivada como Analista Júnior e a outra já está em processo de efetivação”, ressalta Janaina Caldeira, consultora de Talent Acquisition da Avanade.
Entenda como funciona o programa AWS re/Start
“O AWS re/Start traz novos talentos para a força de trabalho, estabelecendo um cenário em que todos saem ganhando: indivíduos lançam carreiras de sucesso na nuvem, organizações aumentam sua vantagem competitiva com talentos sob demanda e comunidades podem prosperar e crescer. Temos orgulho de trabalhar com o Campinho Digital para criar uma força de trabalho de nuvem robusta e diversificada, permitindo que as organizações acelerem sua inovação com a Nuvem AWS”, diz Tejas Vashi, líder global do AWS re/Start.
O curso preparatório possibilita que os alunos ganhem um voucher, o qual permite agendar e realizar o exame de certificação da AWS Cloud Practitioner sem custos. Porém, para ser contemplado com esse bônus os participantes precisarão ter uma presença mínima de 70% nas aulas.
AWS re/Start é um programa de treinamento de 12 semanas, baseado em habilidades fundamentais de nuvem AWS e qualificações práticas de carreira, tais como: entrevista e redação de currículos, para ajudar os selecionados a se prepararem para atuar em posição, em nível básico, na carreira de tecnologia em nuvem. Por meio de exercícios baseados em cenários reais, contando com laboratórios e cursos, os alunos aprendem sobre Linux, Python, redes, segurança e habilidades de banco de dados relacional. O programa também prepara e cobre os custos dos participantes para que realizem o exame de certificação AWS Cloud Practitioner, validando suas habilidades em nuvem com uma credencial reconhecida pela indústria. Por fim, o AWS re/Start pode ajudar a preparar os alunos para funções de computação em nuvem em nível básico para operações, confiabilidade de site e apoio à infraestrutura.
Serviço:
Data final de inscrição: 01 de junho de 2023
Duração do curso: 12 semanas
Número de vagas disponíveis: 45
Processo seletivo:
– Ter mais de 18 anos
– Inscrição pelo site do Campinho Digital;
– Responder testes e formulários online;
– Gravação de um vídeo de dois minutos falando o por que gostaria de ser selecionado;
– Entrevista com a equipe do Campinho Digital.
Link para inscrição: Aws | Campinho Digital | Escola Em Ofícios Digitais