Currículo de sucesso: quais informações são necessárias e o que evitar?

Tcharla Bragantin, professora e coordenadora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de RH do Módulo e da FASS, concede as melhores dicas sobre o que é essencial ter em um CV

Construir um currículo atrativo e adequado é fundamental para conseguir as melhores e mais almejadas vagas, evoluir ou mudar o rumo de sua carreira. E entre os cuidados e estratégias para criar uma apresentação de sucesso, que realmente venda melhor sua imagem como profissional, estão ser objetivo, ter cuidado com a formatação e ressaltar suas habilidades e experiências mais relevantes de forma clara e atraente. Mas o que mais pode ser necessário? 

Tcharla Bragantin, professora e coordenadora dos cursos de AdministraçãoCiências Contábeis e Gestão de RH do Módulo e da FASS, intistuições pertencentes ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, destaca que um bom currículo precisa ser claro e objetivo, conter o nome completo do candidato e os dados de contato como telefone e e-mail, bem como mantê-los sempre atualizados, pois são os meios pelos quais os recrutadores farão contato. Dados pessoais, como CPF, não são necessários. 

“É necessário ter clareza quanto ao objetivo, ou seja, deve conter: o cargo ou área de interesse; formação, cursos profissionalizantes, nível de conhecimento em outros idiomas, além da experiência profissional; endereço e data de nascimento são recomendados constar no currículo, pois podem ser necessários para o recrutamento dado a alguma característica necessária ao preenchimento da vaga. Além disso, precisa ter cuidado com erros de digitação e gramaticais, então é recomendado sempre revisar o documento antes de ser enviado”, ressalta. 

A experiência profissional é algo de extrema relevância para os recrutadores. Por isso, no caso de candidatos que já possuem uma vida profissional anterior mais ativa, é importante descrever essas experiências em ordem cronológica inversa, com a mais recente logo no topo. Já aquelas muito antigas ou que tenham pouca relevância para o cargo pretendido são dispensáveis. 

“É importante colocar junto às experiências profissionais um resumo das principais atividades exercidas no cargo que ocupou. Para aquelas pessoas que ainda não possuem experiência profissional comprovada ou até mesmo não tenha experiência relevante na área, pode colocar projetos acadêmicos, sociais, prêmios recebidos, participação em grupos e conselhos”, recomenda Tcharla.  

Optar pela simplicidade ou exagero na hora de montar o currículo?  

O bom currículo que irá chamar a atenção dos recrutadores deve ser ao mesmo tempo simples, mas com informações precisas, especialmente as voltadas para a área em que a vaga está sendo ofertada. 

Assim, Tcharla Bragantin sugere que o currículo seja flexível. “Muitas pessoas montam um único documento e enviam para diversas empresas e vagas e, nesse contexto, nem sempre é a melhor estratégia, pois o currículo deve ser elaborado com as qualificações do candidato que mais se assemelham as características da vaga pleiteada”, assinala. 

A docente enfatiza a existência de diversos sites e aplicativos que ajudam os candidatos na elaboração do currículo, entretanto, diz que é preciso ter cautela. “É importante optar por modelos que tenham relação com a área em que o candidato atua ou pretende atuar. Vale ressaltar que as informações colocadas no currículo devem ser verdadeiras”, completa. 

Por fim, a coordenadora lembra buscar uma vaga de emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho é sempre um grande desafio. “Seja sempre transparente e verdadeiro, pois as chances de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho são sempre maiores”, pontua.  

Sobre o Centro Universitário Módulo – Fundado em 1988, o Centro Universitário Módulo é a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo. Mantém cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão, e ainda, dispõe dos campi Centro e Martim de Sá. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados.Visite: www.modulo.edu.br  e conheça o Nosso Jeito de EnsinarSobre a Faculdade São Sebastião – A Faculdade São Sebastião – FASS, localizada no Litoral Norte de São Paulo e fundada em 2003, dispõe de cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercadosVisitewww.fass.edu.br  e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.  

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial Energia Renovável: NetApp e seu Compromisso Sustentável Mundo de Kaboo: Uma Jornada Encantadora pela Imaginação Aluguel de Brinquedos: Facilitrip Traz Novidades Para Viagens Familiares O Impacto do Salário Mínimo na Vida dos Brasileiros: Cuidados Cruciais com Pensões Alimentícias Desfrute de Férias Memoráveis no Wyndham Olímpia: A Comodidade do Verão em Parcelas!