Poeta e cientista colocam IA para responder questões da existência humana

Lançamento da Latitude, livro “O que nos torna humanos?” é escrito em parceria com a assistente virtual GPT-3

Faz parte da existência humana buscar respostas para as mais variadas questões da vida. No geral, a procura é por explicações objetivas relacionadas com inquietações subjetivas. Por que estamos aqui? O que significa amar? Como superamos o sofrimento? A felicidade é realmente possível?

Para responder estas e outras indagações, o poeta Iain S. Thomas e a especialista em tecnologia Jasmine Wang resolveram utilizar a inteligência artificial a partir do programa GPT-3, capaz de usar a linguagem humana para solicitar um modelo. O resultado disso está compilado na obra O Que Nos Torna Humanos?, publicação lançada no Brasil pelo selo Latitude, da VR Editora.

Em um primeiro momento, os autores enviaram ao GPT-3 trechos selecionados dos principais textos religiosos e filosóficos que formaram a base da crença e da filosofia humana, como a Bíblia; a Torá; o Tao Te ChingMeditações, de Marco Aurélio; o Alcorão; o Livro Egípcio dos MortosA busca de sentido, de Viktor Frankl; a poesia de Rumi; as letras de Leonard Cohen e muito mais.

Devidamente “equipada” com esses conhecimentos e valores humanos, o GPT-3 respondeu perguntas elaboradas com a sensibilidade de Iain S. Thomas e a racionalidade da Jasmine Wang. Eram esperadas respostas banais e mecanizadas, mas a inteligência artificial mostra que tem alma de poeta. Quando questionada sobre “o que devemos fazer com a dor?”, ela responde “Quando estiver sofrendo, tente tornar-se consciente do sofrimento. Se você está com raiva, fique com raiva. Se está triste, fique triste. Se está com ciúme, fique com ciúme. Não segure o sentimento dentro de você. Não tente disfarçar. Não o emudeça. Não racionalize. Apenas deixe que seja o que é”.

A partir desses resultados, cada vez mais as projeções do futuro se materializam e hoje estão inseridas no cotidiano. Este livro é uma reflexão contemporânea que vai inspirar, comover e proporcionar um novo entendimento sobre o que significa ser humano e alavancar o debate: a IA será capaz de substituir a humanidade?

Talvez a pergunta que estávamos tentando fazer fosse: “O que nos torna humanos?”. Eventualmente tanto a pergunta como a resposta estejam em algum lugar além das palavras. Se há um tema que emergiu repetidas vezes — em nossas perguntas, nas respostas, nos vastos tesouros de dados sagrados que a IA analisava —, foi este: amor. Amor é tudo. É o dom mais divino que temos. Quando o damos, recebemos mais dele. Quando nos encontramos com ele no momento presente, estamos no céu. O significado de tudo é o amor. É a isso que se resume todo o registro da humanidade. É tudo sobre amor.
(O Que Nos Torna Humanos?, pgs. 9 e 10)

O futuro já é realidade. O Que Nos Torna Humanos? chega para constatar que a tecnologia é um ato humano; que as coisas criadas refletem a habilidade de cada um e as pessoas esperam imprimir os próprios valores no mundo.

Ficha técnica Título: O que nos torna humanos?Subtítulo: Uma inteligência artificial responde às perguntas mais importantes da vidaAutores: Iain S. Thomas, Jasmine Wang e GPT-3Tradutora: Ricardo GiassettiSelo: LatitudeISBN: 978-65-89275-38-1Número de páginas: 232Formato: 16 x 23 cmPreço: R$ 69,90Onde encontrarE-commerce da VR Editora e Amazon

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial Energia Renovável: NetApp e seu Compromisso Sustentável Mundo de Kaboo: Uma Jornada Encantadora pela Imaginação Aluguel de Brinquedos: Facilitrip Traz Novidades Para Viagens Familiares O Impacto do Salário Mínimo na Vida dos Brasileiros: Cuidados Cruciais com Pensões Alimentícias Desfrute de Férias Memoráveis no Wyndham Olímpia: A Comodidade do Verão em Parcelas!