Trabalho remoto e formação de novos profissionais: acolhimento é o segredo para capacitação ideal


SysMap Solutions tem cultura de formação profissional à distância desde antes da pandemia, com excelentes resultados

A pandemia de coronavírus causou uma verdadeira revolução nos modelos de trabalho. Milhões de pessoas passaram a atuar na própria casa, de forma remota. Para quem estava ingressando no mercado, um cenário de incertezas e dúvidas sobre a aprendizagem, que foi rapidamente superado por algumas empresas, como a SysMap Solutions, que atua na área de tecnologia. A empresa, que apostou no acolhimento e em ferramentas sólidas, mostra que é possível desenvolver bons profissionais fora do tradicional modelo de escritório presencial.

Como principal trunfo para a rápida adaptação, a empresa tem a seu favor já vir forte com atuação remota, antes mesmo da emergência sanitária. “Era um movimento natural a ser feito. Com o avanço da tecnologia, contar com profissionais sem a obrigatoriedade de estar em um escritório é uma forma de recrutar um time de excelência, vindo de qualquer parte do planeta. E mostramos que é possível também formar novos e bons profissionais, com programas sérios de capacitação e acolhimento”, explica Daves Souza, CEO da SysMap.

Pesquisa da Deloitte realizada no ano passado com pessoas da Geração Y e Z, aponta que 75% dos participantes preferem um modelo de trabalho híbrido ou remoto. “O dado é um reflexo de gerações que cresceram imersas em tecnologia e hoje resolvem absolutamente tudo virtualmente. Trabalhar não poderia ser diferente, pelas inúmeras vantagens da modalidade”, comenta o executivo.

Outra pesquisa, da Revelo, mostra que 79,1% dos profissionais de tecnologia considerariam trocar de emprego caso a empresa exigisse a volta do presencial. Entre as razões, a praticidade encontrada no modelo remoto, como a disponibilidade para cuidar da casa, estar mais próximo da família e evitar gastos com alimentação em restaurantes e transporte, por exemplo. Além disso, muitos desses profissionais moram em outras cidades e até mesmo outros países, o que também afasta a ideia do trabalho presencial.

O top 5 da pesquisa traz os principais argumentos de quem defende o modelo: economia de tempo em deslocamento (25,7%), flexibilidade no dia a dia (21,4%), possibilidade de realizar suas atividades em lugares e cidades diferentes (21,4%), ambiente favorável para concentração e foco (11,5%) e ter mais tempo com a família (11,2%).

“Os mais jovens já nascem ligados ao mundo virtual e as vantagens que ele oferece. Ouvimos muito nos processos seletivos a vontade em aprimorar o currículo enquanto estão conosco, algo que pode ser feito em uma ou duas horas livres por dia, tempo que seria ocupado pelo deslocamento, caso o modelo fosse presencial”, afirma Souza.

Mas como garantir a capacitação ideal à distância?

Para a SysMap, não há segredo. A empresa criou uma estrutura própria para garantir a formação de novos profissionais sem dificuldades, com um processo de acompanhamento contínuo. “Começamos o acolhimento antes mesmo dos Bootcamps, quando ouvimos atentamente os candidatos selecionados. Também desenvolvemos um programa de mentoria, com profissionais destinados especialmente a acompanhar o trainee por até dois anos, prontos para tirar dúvidas, fornecer capacitação, realmente ‘pegar na mão’ do jovem profissional. Esses mentores recebem treinamentos e realizam reuniões periódicas, análises de desempenho, perspectivas de evolução, enfim, um trabalho profundo e próximo, tanto do jovem iniciante quanto de seus mentores”, explica.

A empresa também conta com o apoio dos Business Partners, profissionais de RH dedicados às diretorias e líderes, que são um importante braço dos Recursos Humanos, auxiliando na gestão estratégica de pessoas e agindo como um consultor interno. Alguém conhecedor dos processos e negócios de uma organização, estratégica e operacionalmente. Atua como um conselheiro e ajuda no alcance dos melhores resultados.

SysMap: caso de sucesso com programas de capacitação de profissionais

A SysMap oferece programas de capacitação de novos profissionais à distância. A empresa já promoveu vários Bootcamps, que ajudaram a formar mais de 300 profissionais nos últimos 2 anos, que hoje atuam na organização e em outros players do mercado.

Daves Souza comenta os cases de sucesso que a empresa já formou. “Temos feedbacks de pessoas que entraram como estagiários e hoje ocupam altos postos com a gente. Profissionais que apontam dificuldade em outros lugares, mas uma plena adaptação conosco. Pessoas que se sentem preparadas para crescer e veem o remoto como uma grande vantagem. Por isso, costumo dizer que se uma empresa é bem preparada para os três modelos, seja presencial, remoto ou híbrido, o profissional irá ‘nadar de braçada’ do mesmo jeito”, conclui.

Sobre a SysMap Solutions

A SysMap é uma empresa brasileira que desenvolve soluções de software e oferece serviços especializados de TI. Ao longo dos últimos 23 anos, ajudou seus clientes a resolverem desafios complexos, acumulando experiência em diferentes segmentos do mercado como Telecom, Varejo, Educação, Financeiro, Indústria/Cosméticos, Saúde e Energia. Sempre acompanhando a evolução tecnológica e participando ativamente da transformação digital, a SysMap é uma empresa imersa em uma cultura de inovação e que tem como um dos seus princípios gerar ações que possam contribuir e melhorar a nossa sociedade.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial Energia Renovável: NetApp e seu Compromisso Sustentável Mundo de Kaboo: Uma Jornada Encantadora pela Imaginação Aluguel de Brinquedos: Facilitrip Traz Novidades Para Viagens Familiares