Segunda edição do Prêmio INOVATIVOS reconhecerá os melhores cases de inovação digital

O Brasil tem se destacado como um dos principais polos de investimento em inovação, ocupando o quarto lugar no ranking dos países que mais recebem aportes nessa área, de acordo com o mais recente relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esse cenário favorável tem impulsionado a transformação digital no país, por meio da adoção de novas tecnologias e práticas inovadoras. Para reconhecer e celebrar as melhores iniciativas e práticas de inovação digital, o Grupo Innovation Xperience (iX), com o apoio do Movimento Inovação Digital (MID), da Accenture e da Fundação Dom Cabral, anuncia a segunda edição do Prêmio INOVATIVOS.

O Propósito do Prêmio INOVATIVOS

O Prêmio INOVATIVOS tem como principal objetivo analisar e reconhecer os casos mais exemplares de Inovação Digital no Brasil, compartilhando boas práticas e inspirando o mercado. Além disso, a premiação visa destacar e premiar as melhores iniciativas concebidas e implementadas durante o último ano. A metodologia adotada pelo Prêmio INOVATIVOS é ampla e criteriosa, abrangendo cinco pilares fundamentais:

  • Tecnologias Inovadoras: Avaliação das tecnologias adotadas e como elas contribuíram para a inovação digital.
  • Experiência do Cliente: Análise do impacto da inovação na experiência do cliente, considerando tanto empresas consolidadas quanto nativas digitais.
  • Cultura Organizacional e Pessoas: Avaliação das mudanças na cultura organizacional, mobilização de pessoas e criação de ambientes propícios à inovação.
  • Sustentabilidade do Negócio: Combinação entre viabilidade econômica, escalabilidade e impactos gerados no mercado e na organização.
  • Impactos Estruturais e Socioambientais (ESG): Alinhamento do propósito e impacto em diversos aspectos, como acionistas, sociedade, meio ambiente, sustentabilidade e governança.

Uma Premiação Diferenciada

O Prêmio INOVATIVOS se destaca pela sua abordagem analítica e abrangente, que considera todos os aspectos da inovação digital. Segundo Marcos Carvalho, Diretor Geral do Grupo iX, a premiação não se limita ao reconhecimento, mas também busca contribuir para o desenvolvimento da inovação no Brasil.

“Há diversas premiações no mercado, mas nenhuma é dedicada à inovação aplicada à geração de valor e impacto aos stakeholders através da tecnologia e inovação digital. Com isso, reforçamos nossa autoridade no tema, provendo um legado de boas práticas e aprendizados.”

A primeira edição do Prêmio, realizada em 2022, contou com a participação de mais de 180 empresas, das quais 85 cumpriram todos os requisitos e avançaram para a análise de especialistas. Após uma avaliação criteriosa, 36 finalistas foram selecionados, representando um grupo diversificado de empresas e startups em 12 categorias distintas.

Vencedores e Impacto da Primeira Edição

A cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio INOVATIVOS contou com a presença de organizações de destaque no mercado nacional. Entre os vencedores, estavam empresas como Claro, OLX Brasil, TecBan, dr.consulta, Kavak, Kronoos, Abrasel, Novartis, Basf, CBA, o Governo Federal e NearBee.

Além de reconhecer as empresas, a primeira edição deixou um valioso legado para a comunidade empresarial: a “Biblioteca dos Casos Destaque”, que disponibiliza reportagens descritivas e infográficos analíticos sobre os casos vencedores e finalistas. Isso se tornou uma fonte valiosa de inspiração e orientação para gestores e empreendedores que buscam o sucesso na era digital.

Edição 2023: Mais Inovação à Vista

Em 2023, o Prêmio INOVATIVOS retorna para ampliar o sucesso da edição anterior. Para Vitor Magnani, presidente do MID, esta iniciativa é um passo crucial na construção de um legado para o país.

“Temos a convicção de que toda empresa precisará ser, no todo ou em parte, digital. Caso contrário, não sobreviverá. Por isso, o MID trabalhará para reconhecer os esforços dessas companhias, estimulando a adoção de tecnologia e inovação.”

A Accenture, por sua vez, destaca a importância do prêmio como uma forma de estimular o aprendizado coletivo e compartilhado entre as instituições mais inovadoras do Brasil.

“Acreditamos que a inovação digital é uma alavanca estratégica para transformações de negócio que impulsionam o crescimento das organizações e do nosso país”, afirma Ivan de Souza, líder de Estratégia na Accenture na América Latina.

Contribuição da Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral também desempenha um papel crucial no Prêmio INOVATIVOS, contribuindo com uma metodologia de análise que aprofunda a compreensão do ecossistema de inovação no Brasil. Hugo Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC, enfatiza o valor da inovação e do empreendedorismo para o desenvolvimento das organizações e da sociedade como um todo.

Metodologia Transparente e Abrangente

A metodologia de análise do Prêmio INOVATIVOS é composta por uma tríplice analítica, que inclui a entidade setorial (MID), a consultoria global (Accenture) e a instituição acadêmica (Fundação Dom Cabral). Ela avalia o impacto e o valor gerado pelos casos submetidos em cinco áreas principais.

Após a fase de pontuação e classificação com base nos pilares mencionados, as empresas finalistas avançam para a análise de uma banca composta por especialistas do setor. As empresas e categorias vencedoras serão anunciadas na cerimônia de reconhecimento, que ocorrerá no encerramento da 5ª edição da Innovation Xperience Conference, um dos principais eventos do setor.

Inscrições Abertas

As inscrições para a segunda edição do Prêmio INOVATIVOS já estão abertas e vão até 22 de setembro. Esta é uma oportunidade imperdível para empresas consolidadas e nativas digitais compartilharem suas histórias de inovação, contribuindo para o avanço do ecossistema de inovação no Brasil e para a construção de um país mais competitivo e inovador no cenário global. Não deixe de participar e fazer parte deste movimento de transformação digital no Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial Energia Renovável: NetApp e seu Compromisso Sustentável Mundo de Kaboo: Uma Jornada Encantadora pela Imaginação Aluguel de Brinquedos: Facilitrip Traz Novidades Para Viagens Familiares