Oficina Elétrica: O Futuro da Mobilidade e da Sustentabilidade

Salão de Veículo Elétrico mostra o futuro para casas e oficinas

A eletrificação da mobilidade tem sido um tema em constante crescimento, e esse movimento ecoa em toda a sua cadeia produtiva. Fabricantes de baterias, motores elétricos, carregadores e demais componentes estão em ascensão, impulsionados pela crescente demanda por veículos elétricos e pela conscientização sobre a importância da sustentabilidade. Recentemente, dois eventos relevantes na área da mobilidade elétrica aconteceram simultaneamente no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, no mesmo local que sediou o Congresso do Mecânico 2023. Estes eventos são o VE – Veículo Elétrico Latino-Americano – Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes, e o Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE), ambos organizados pelo Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável.

Em contraste com edições anteriores, onde os produtos e serviços apresentados pareciam pertencer a um futuro distante, desta vez, a grande maioria dos expositores apresentou equipamentos e soluções que já fazem parte do cotidiano daqueles que adotaram a eletromobilidade. Isso é reflexo do atual cenário da mobilidade elétrica no Brasil, que se encontra em seu auge, com recordes de vendas e um interesse crescente por parte dos consumidores.

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o setor vive seu melhor momento no Brasil, com um recorde de 9.351 emplacamentos em agosto passado, representando um aumento de 25% em relação ao recorde anterior estabelecido em julho. Além disso, houve um crescimento de 120% em relação a agosto de 2022. Mesmo em setembro, apesar de uma pequena queda de 10% em comparação com agosto, o mercado de veículos elétricos ainda permaneceu forte, marcando o segundo melhor mês do ano.

Ricardo Bastos, presidente da ABVE, ressalta a importância do VE para desmistificar a eletrificação e esclarecer equívocos comuns. Ele enfatiza que o salão é um ambiente institucional, cujo propósito é mostrar tecnologias e inovações, não necessariamente para vendas. Bastos destaca o perfil do cliente atual do veículo eletrificado, descrevendo-o como alguém que já experimentou um veículo híbrido tradicional, superou o medo das baterias e deseja avançar para o próximo nível, optando pelos veículos plug-in.

Com o crescente interesse na eletrificação veicular, todo o ecossistema que a cerca também está em expansão. Fabricantes de baterias, motores elétricos e, principalmente, carregadores estão ganhando destaque no mercado. Empresas como a ATM EVs, Siemens, Brasol, Plug.in Mobility e Trovão Mobilidade Elétrica marcaram presença no VE, apresentando uma variedade de carregadores, desde portáteis até eletropostos de carga rápida, atendendo a uma ampla gama de clientes, desde gerentes de empresas de transporte até proprietários de postos de combustível e oficinas mecânicas.

A ATM EVs, especializada em carregamento de veículos elétricos, apresentou seu portfólio completo de soluções, incluindo um eletroposto capaz de carregar dois veículos simultaneamente e um carregador para residências. A Siemens lançou dois novos modelos de carregadores, o Sicharge D e o VersiCharge, com foco em carregamento rápido e eficiência energética. A Plug.in Mobility, uma startup dedicada à mobilidade elétrica e energia sustentável, inovou com um backup de energia para veículos elétricos, carregado por um gerador de 30 kVA e 80 kW de bateria. A Trovão Mobilidade Elétrica, representante da WEG, apresentou a nova geração da estação de recarga WEMOB-Wall, oferecendo recursos de conectividade e controle de acesso.

Além das empresas direcionadas para o carregamento de veículos elétricos, muitos outros participantes do ecossistema da eletrificação veicular estiveram presentes no evento, incluindo a BorgWarner, que apresentou seu sistema de bateria de ultra-alta energia (UHE) e o motor elétrico gerador de energia da série HVH. A Keysight mostrou suas soluções de medição e testes elétricos e eletrônicos, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e teste de sistemas de veículos elétricos e eletrônicos automotivos.

As montadoras chinesas também desempenharam um papel significativo no evento, exibindo seus veículos eletrificados e tecnologias inovadoras. A GWM, por exemplo, apresentou o Haval H6 e lançou o modelo 100% elétrico Ora 03, ao mesmo tempo em que exibiu seu sistema de célula de hidrogênio para veículos comerciais. Este sistema inclui cilindros de hidrogênio, células a combustível do tipo PEM e um sistema de gerenciamento de voltagem, oferecendo potência significativa para veículos comerciais movidos a hidrogênio.

O Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE), realizado paralelamente ao VE – Veículo Elétrico Latino-Americano, abordou diversos aspectos da mobilidade elétrica, incluindo a política automotiva brasileira, as emissões de veículos elétricos, o padrão de recarga e a reciclagem de baterias. O evento reuniu especialistas e líderes do setor para discutir o futuro da mobilidade elétrica no Brasil.

O Salão de Veículo Elétrico em São Paulo reflete o momento de transformação que a mobilidade elétrica está vivenciando no Brasil. Com um mercado em constante crescimento e uma ampla gama de soluções de carregamento e tecnologias relacionadas, a eletrificação veicular está moldando o futuro da mobilidade e da sustentabilidade, e a eletrificação também está chegando às oficinas mecânicas e residências, preparando o terreno para uma transição mais ampla em direção a um transporte mais limpo e eficiente.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial Energia Renovável: NetApp e seu Compromisso Sustentável Mundo de Kaboo: Uma Jornada Encantadora pela Imaginação Aluguel de Brinquedos: Facilitrip Traz Novidades Para Viagens Familiares O Impacto do Salário Mínimo na Vida dos Brasileiros: Cuidados Cruciais com Pensões Alimentícias Desfrute de Férias Memoráveis no Wyndham Olímpia: A Comodidade do Verão em Parcelas!