Fundação Casa de Jorge Amado Revive o Encanto das Quartas-Feiras com o Projeto “Uma Quarta de FreePelô”

Guilherme Weber/Fundação Casa de Jorge Amado

A cada vez que a magia da literatura ganha vida no Pelourinho, sinto um arrepio de alegria. E foi exatamente isso que aconteceu durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), que tomou conta do Centro Histórico de Salvador entre os dias 7 e 11 deste mês. Com cerca de 250 mil pessoas se deliciando nas ruas coloridas e históricas do Pelô, a cidade respirou cultura, arte e, claro, literatura. Mas, como diria o saudoso Jorge Amado, a festa não acaba por aí. E é com essa mesma energia que a Fundação Casa de Jorge Amado retoma o projeto “Uma Quarta de FreePelô”, um dos meus favoritos, para encher as nossas quartas-feiras de cultura e aprendizado.

Uma Experiência Cultural Inesquecível

Quando ouço falar de “Uma Quarta de FreePelô”, meus olhos já brilham de expectativa. Imagine só: toda quarta-feira, a partir de maio e até dezembro, temos uma programação rica e gratuita, desenhada para nos fazer mergulhar no vasto mundo da literatura e da cultura baiana. E tudo isso sob a coordenação da diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, Angela Fraga, que está sempre à frente dessas iniciativas culturais incríveis.

Angela nos lembra que o propósito do projeto é simples, mas poderoso: incentivar o gosto pela literatura. Mas, vou te contar, o que acontece nas ruas do Pelô vai muito além disso. É uma verdadeira celebração da nossa cultura, uma oportunidade de conexão entre o passado e o presente, e uma maneira única de aproximar as crianças e jovens das escolas públicas ao coração cultural de Salvador.

Um Calendário Recheado de Atrações

As atividades de 2024 começaram em maio e, até dezembro, teremos ainda muitas oportunidades de participar. E o melhor: todas as quartas-feiras! Na próxima quarta, dia 28, o evento que promete aquecer nossos corações é um sarau poético com Anderson Shon, que vai acontecer às 15h no auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal. Pensa na emoção de ver jovens estudantes, muitos talvez pela primeira vez, se encantando com a poesia!

Mas o sarau é apenas o começo. Após o evento, as crianças e adolescentes terão a chance de explorar o acervo do museu, que guarda a fascinante história da moeda no Brasil. E não para por aí. A jornada cultural continua com visitas ao Centro Cultural Solar Ferrão, ao Museu da Energia e à Casa do Carnaval. Cada um desses lugares tem suas histórias, suas energias, e são espaços onde o passado e o presente de Salvador se encontram.

E sabe o que eu acho mais bonito? É que tudo isso é feito para e com as crianças e jovens das escolas públicas. Na próxima quarta, por exemplo, estarão presentes os alunos da Escola Plural de Periperi e da Escola Municipal Jardim das Margaridas. Esses jovens têm a oportunidade de vivenciar a cultura de uma maneira que dificilmente poderiam dentro das quatro paredes da sala de aula.

Um Convite Aberto às Escolas

Agora, se você está se perguntando como a sua escola pode participar dessa experiência transformadora, a resposta é simples: basta se inscrever! As inscrições estão abertas e são totalmente gratuitas. Se eu pudesse, inscreveria todas as escolas do Brasil! Mas, como estamos falando de um projeto tão especial, fico contente em saber que as escolas públicas de Salvador têm essa chance.

É só acessar o portal do projeto — www.cultura.salvador.br — e garantir a participação da sua escola nas ações que vão até dezembro. Pensa na alegria que essas crianças vão sentir ao explorar os tesouros culturais do Pelourinho e ao se verem parte de algo tão maior!

Parcerias que Fazem a Diferença

Esse projeto lindo só é possível graças a uma rede de apoio impressionante. “Uma Quarta de FreePelô” é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Nubank, que tem mostrado um compromisso admirável com a cultura. Além disso, o projeto conta com o patrocínio da CCR, por meio do Instituto CCR, e do Banco do Nordeste, utilizando a Lei Federal de Incentivo à Cultura.

E eu não poderia deixar de mencionar o papel fundamental do Governo do Estado da Bahia, que apoia financeiramente o projeto através do Fundo de Cultura da Bahia. É emocionante ver como tantos parceiros se unem para tornar essa iniciativa realidade. Também fazem parte desse time o Sesc e o Museu Eugênio Teixeira Leal, que abrem suas portas e suas mentes para receber esses jovens com tanto carinho.

O Futuro do “FreePelô” nas Nossas Mãos

Ao final de cada quarta-feira cultural, sempre fico com o coração cheio de gratidão e esperança. O “Uma Quarta de FreePelô” é mais do que um projeto; é uma janela para o futuro, uma maneira de inspirar as novas gerações a valorizarem a nossa rica herança cultural. E, se há algo que eu acredito com todas as minhas forças, é que o futuro da nossa cultura está nas mãos dessas crianças e jovens.

Enquanto estivermos investindo em iniciativas como essa, que vão além do simples entretenimento e se enraízam na educação e na formação cultural, estaremos construindo uma sociedade mais rica, mais consciente e, sem dúvida, mais apaixonada pela leitura e pelas artes.

Então, se você tiver a oportunidade, participe. Seja levando sua escola, seja incentivando a participação de jovens que você conhece, ou simplesmente divulgando essa ideia tão maravilhosa. Porque, no fim das contas, é assim que a gente mantém viva a chama da cultura, e é assim que a gente continua a construir um Pelourinho — e um Brasil — que são verdadeiras obras de arte.

E por falar em obras de arte, a de Jorge Amado continua nos inspirando, não é? E a Fundação Casa de Jorge Amado, com projetos como esse, faz jus ao legado desse grande escritor. Então, na próxima quarta-feira, nos vemos no Pelourinho, em mais uma jornada cultural que promete ser inesquecível!

Para mais detalhes sobre como a cultura baiana se entrelaça com outras facetas da sociedade, não deixe de conferir o artigo completo no Master Maverick.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial