Grupo MSLZ adota Qualys para aumentar visibilidade e proteger seu ambiente de TI contra mais de 50 mil vulnerabilidades

Em nove meses foram resolvidas 89% das vulnerabilidades, reduzindo em 90% o tempo de monitoramento.

As soluções da Qualys, companhia de Segurança da Informação que permite que as organizações monitorem, priorizem e corrijam vulnerabilidades para proteger seus ativos de TI, possibilitou à rede cearense de supermercados Grupo MSLZ melhorar a visibilidade do seu ambiente de TI e se proteger de mais de 50 mil vulnerabilidades, reduzindo 90% do tempo gasto nesta operação. O projeto teve a implementação e suporte da Add Value, consultoria especializada em tecnologias de nuvem, hiperconvergência, networking, segurança e virtualização.

No ranking divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Grupo MSLZ figura como a segunda maior rede supermercadista do Ceará, com 28 filiais incluindo lojas, centro de distribuição, central de produção alimentícia e escritório administrativo. Atualmente, encontra-se em processo de expansão acelerada, com a previsão de atingir o total de 35 lojas em funcionamento até o segundo semestre de 2025. O faturamento do grupo, em 2023, foi de cerca de R$ 1,35 bilhão. A companhia tem uma preocupação com gestão de vulnerabilidades e com modelos de defesa, pensando sempre em antecipar brechas de cibersegurança. No cenário anterior, utilizavam uma ferramenta de monitoramento que realizava um escaneamento mensal e que deixava a operação de verificação e aplicação de correção muito manuais, além de haver falhas durante a varredura e autenticação.

“Temos mais de 700 ativos gerenciáveis e demorávamos cerca de um ou dois dias para corrigirmos apenas uma vulnerabilidade por vez. Além disso, sofríamos com falhas de autenticação, tendo que realizar correções e aplicações de forma manual. Hoje, com Qualys, a validação é imediata. Desde a identificação de uma nova vulnerabilidade até a sua correção, o processo é facilmente acompanhado pela plataforma online. Quanto aos erros de autenticação, já não são mais um problema, uma vez que o scan é realizado pelo agente instalado em cada dispositivo. Isso permite que nossa equipe se concentre em atividades mais estratégicas”, explica Liuz Palácio, analista de Segurança Sênior do Grupo MSLZ.

A companhia adotou a plataforma da Qualys, que oferece às organizações uma gestão de monitoramento ampla e eficaz, priorizando e corrigindo vulnerabilidades para proteger seus ativos de TI, ao mesmo tempo que garante a conformidade com as políticas, normas, leis e regulamentos de segurança da informação. Em nove meses, foram resolvidas mais de 50 mil vulnerabilidades, neutralizando mais de 89% das ameaças detectadas no ambiente do São Luiz, sem nenhum ataque bem-sucedido, com um aumento de 67% da visibilidade de seus ativos no mesmo período.

Ana Letícia Andrade, analista de Segurança da companhia, avalia que o grande diferencial da Add Value neste processo é a semelhança com a cultura organizacional do Grupo: que é não ter fornecedores, mas sim, parceiros.

“A proximidade da Add Value conosco é total, desde a Prova de Conceito (POC), passando pela implementação e durante todo o processo de utilização da ferramenta, nos propondo caminhos, trazendo cobranças positivas para melhorias e fazendo com que a nossa operação fique ainda mais segura. Além do domínio técnico total da solução, o time da Add Value está sempre disposto a nos ajudar”, salienta Letícia Andrade.

O tempo utilizado com varreduras, correções e autenticações foi reduzido em 90%. Além disso, a companhia economizou mais de 50% do que gastava com a solução anterior.

“O Grupo MSLZ, desde o início do processo de escolha pela Qualys, passando pela implementação e operação, sempre foi muito aberto para nossos inputs e viu na Add Value um verdadeiro parceiro. A nossa missão é melhorar cada vez mais a cibersegurança da companhia e o time está 100% envolvido e engajado em aumentar a visibilidade de seus ativos”, avalia Thiago Spósito, sócio da Add Value.


Sobre a Qualys

A Qualys, Inc. (NASDAQ: QLYS) é pioneira e principal provedora de soluções de segurança em nuvem e conformidade, com mais de 8.800 clientes em mais de 100 países, sendo que a maioria deles figura na Forbes Global 100 e na Fortune 100. As soluções da Qualys ajudam as organizações a simplificar as operações de segurança e reduzir o custo da conformidade, oferecendo inteligência de segurança crítica sob demanda e automatizando o espectro completo de auditorias, conformidade e proteção para sistemas de TI e aplicativos web. Fundada em 1999, a Qualys estabeleceu parcerias estratégicas com os principais provedores de serviços gerenciados e organizações de consultoria. A Qualys é membro fundador da Cloud Security Alliance. Para obter mais informações, acesse www.qualys.com.


Sobre a Add Value

Fundada em 2003, a Add Value traz longa experiência em tecnologias de nuvem, hiperconvergência, networking, segurança e virtualização. Com matriz em São Paulo e regionais no Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília, a integradora atende todo o território nacional, além da participação em projetos no exterior. Seu portfólio de soluções é amplo, com destaque para alianças com os fabricantes como: Citrix, Nutanix, Akamai, Palo Alto Networks, Darktrace, Qualys, Proofpoint, Commvault, Beyond Trust e outros. Mais informações, acesse ao site: www.addvalue.com.br.

Leave a Comment

Scroll to Top
Selecionar ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia