
Médica explica como consumir chocolates de forma saudável durante a Páscoa, sem exageros e sem comprometer a dieta.
O chocolate é um dos protagonistas da Páscoa, e resistir a essa tentação pode ser difícil para muita gente. Mas é possível aproveitar o chocolate sem exagerar! A médica nutróloga Fernanda Vasconcelos, fundadora do Instituto Qualitté, esclarece as principais dúvidas sobre o consumo consciente de chocolate, e traz dicas para aproveitar o feriado sem culpa.
1. Chocolate realmente engorda?
Sim, mas isso depende da quantidade consumida e do tipo escolhido. Chocolates ao leite têm mais açúcar e gordura, além de lactose, e podem contribuir para ganho de peso e desajustes no intestino e metabolismo se consumidos em excesso.
“O ideal é escolher chocolates meio amargos e amargos, com maior teor de cacau, menos açúcar e mais antioxidantes. Em pequenas porções diárias, entre 20 a 30 gramas, eles podem ser consumidos sem culpa e sem prejuízo à saúde“, explica a Dra. Fernanda.
Ainda segundo a médica, isso aumenta a proporção de bactérias boas como a Akkermansia muciniphila, que protege a barreira intestinal, previne doenças metabólicas e reduz a inflamação intestinal.
2. Como consumir chocolate sem exagerar na Páscoa?
O segredo, segundo a médica, é equilibrar o consumo. Uma dica é evitar comer chocolate em jejum.
“Prefira consumir o chocolate após as refeições principais, como almoço ou jantar, porque além de você já estar saciado(a), isso também reduz a velocidade de absorção do açúcar no sangue, melhorando toda a dinâmica metabólica ao longo do dia”, orienta.
3. Existe um chocolate mais saudável para consumir nesta época?
Sim, chocolates com maior teor de cacau (acima de 50%) são as melhores escolhas, segundo a Dra. Fernanda.
“Eles contêm mais antioxidantes, que fazem bem para o coração, ajudam a reduzir a inflamação sistêmica e ainda melhoram o humor. Sempre leia os rótulos e escolha chocolates com menos açúcar, menos ingredientes artificiais e mais cacau“, recomenda.
4. Há truques para tornar o chocolate mais saudável?
Sim, combinar chocolate com frutas pode ajudar na saciedade e melhorar a qualidade nutricional.
“Comer chocolate junto com frutas como morango, uvas, maçã ou banana aumenta o consumo de fibras e diminui o desejo. Além disso, castanhas ou sementes também ajudam a equilibrar o índice glicêmico e proporcionam saciedade“, ensina a especialista.
5. O que pode acontecer se houver exagero?
Exagerar no consumo pode trazer efeitos negativos imediatos, como:
- Distensão abdominal
- Empachamento
- Dor de cabeça
- Desconforto
- Excesso de gases
- Alterações no sono
- Ganho rápido de peso
- Frustração
“Excesso de açúcar e gordura em curto prazo pode sobrecarregar o organismo e piorar sintomas como fadiga e alterações de humor. Por isso, é importante consumir chocolates com moderação“, alerta.
6. Quando procurar ajuda médica?
A nutróloga explica que, se após a Páscoa surgirem sintomas frequentes como dores de cabeça, cansaço excessivo ou ganho repentino de peso, é ideal buscar orientação médica.
“Muitas vezes, pequenos ajustes na alimentação e na suplementação já bastam para equilibrar o organismo e melhorar o bem-estar rapidamente“, conclui a médica.