Técnicas do setor educacional são adaptadas para melhorar a captação de pacientes no setor de saúde, promovendo um novo padrão de relacionamento e cuidado personalizado.
Nos últimos anos, o setor educacional liderou a revolução digital, ao adotar tecnologias avançadas para otimizar a gestão comercial e melhorar a captação e retenção de alunos. Em paralelo, o setor de saúde enfrenta desafios semelhantes na forma como pacientes acessam hospitais, clínicas e consultórios médicos. A necessidade de inovar no relacionamento com o cliente é o ponto de atenção para a fidelização e eficiência operacional.
No segmento da saúde, a captação e retenção de pacientes são essenciais para o sucesso de qualquer clínica ou hospital. Similar à educação, onde a jornada do aluno começa com a busca online por informações sobre cursos e instituições, os pacientes iniciam sua jornada de saúde pesquisando por médicos e especialidades na internet.
De acordo com pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), durante o período de 2022 a 2023, houve um aumento significativo no agendamento de consultas pela internet, que passou de 13% para 34%. Da mesma forma, a marcação de exames também cresceu, de 11% para 19%. A visualização de prontuários eletrônicos acompanhou essa tendência, subindo de 8% para 18%. No setor privado, a visualização online de resultados de exames aumentou de 33% para 40% durante o mesmo período.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), serviços como visualização de resultados de exames, agendamento de consultas e verificação de prontuário online foram os mais procurados em 2023, com um total de 27% e 21%, respectivamente. Apesar da demanda por informações e serviços online no setor de saúde, apenas 49% dos estabelecimentos possuem website e 53% utilizam redes sociais.
Da Pesquisa à Fidelização: Um Caminho Estruturado
A jornada do paciente começa com uma simples pesquisa no Google, na qual são apresentados resultados de médicos, clínicas e hospitais. Aqui reside a primeira oportunidade para captura de leads: o interesse inicial do paciente pode ser convertido em uma relação duradoura através da captura de informações e de um acompanhamento personalizado.
Para Helen Toyama, sócia fundadora da Persone, empresa pioneira e especializada em soluções de vendas para o segmento educacional, a integração de chatbots e sistemas de inteligência artificial também é importante para automatizar a interação inicial com o paciente. Ao oferecer informações detalhadas sobre especialidades, procedimentos e localizações, os chatbots educam o paciente e capturam dados para personalizar futuras interações.
Helen afirma: “Uma vez captados, os pacientes devem ser acompanhados através de estratégias personalizadas. Sistemas de CRM (Customer Relationship Management) permitem o envio automatizado de lembretes de consulta, resultados de exames e conteúdos educacionais relevantes por e-mail, SMS ou WhatsApp. Essas iniciativas incentivam o acompanhamento periódico do tratamento e também fortalecem o vínculo paciente-clínica.”
Desafios Regulatórios e Éticos
Apesar das oportunidades oferecidas pela tecnologia, o setor de saúde enfrenta desafios regulatórios específicos, com órgãos como o CRM impondo restrições às práticas de marketing. A necessidade de manter um equilíbrio entre a promoção adequada dos serviços médicos e a ética profissional é essencial para evitar uma mercantilização do setor.
“Assim como o setor educacional evoluiu com tecnologias de captação de leads, o setor de saúde pode se beneficiar enormemente da aplicação estratégica de sistemas automatizados e personalizados. A transformação digital melhora a eficiência operacional e promove um relacionamento mais próximo e sustentável entre médicos e pacientes”, assegura Helen Toyama.
Portanto, ao adotar uma abordagem estruturada e tecnológica na captação e retenção de pacientes, as clínicas e hospitais melhoram seus resultados financeiros e garantem um cuidado mais eficaz e personalizado aos seus pacientes, construindo uma base sólida para manter a excelência no atendimento médico.
Sobre Helen Toyama
Helen Toyama, CEO e fundadora da Persone, possui longa experiência no segmento educacional, atuando nas áreas de marketing e gestão de vendas. Ao longo de 20 anos de carreira, passou por grandes players do setor educacional, atuando como gerente de marketing, diretora administrativa e consultora em empresas como Ibmec, Insper, Descomplica, Estácio (Yduqs) e Anima. É bacharel em Publicidade e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Gestão de Vendas pela ESPM.
Em 2013, tomou a decisão de abrir sua própria empresa, a Persone, pioneira e especializada no segmento educacional, reconhecida por sua atuação na implantação e gestão de processos de captação, atendimento e retenção de alunos.