Recod.ai, laboratório de inteligência artificial da Unicamp, se torna NVIDIA AI Joint Lab

Visita do Ernesto Paglia da Globo no laboratório


Espaço conta com cerca de 80 GPUs da empresa e realiza projetos de pesquisa de diferentes setores

O Recod.ai, laboratório de Inteligência Artificial, fundado no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mais um centro de estudos brasileiros se tornar um AI Joint Lab. A parceria entre a NVIDIA e o laboratório da universidade tem como objetivo fornecer computação acelerada por meio de GPUs que possam ajudar os pesquisadores a treinar, implantar e incorporar dados complexos. Atualmente, são disponibilizadas cerca de 80 GPUs de diferentes modelos que são responsáveis por receber as cargas de trabalho dos mais variados projetos.

Iniciada em 2022, a parceria começou por conta do contato do diretor e um dos fundadores do laboratório e também embaixador da NVIDIA, Prof. Anderson Rocha, para expandir as atividades, conexões, capacitações e parcerias do projeto. Além dele, compõem o Recod.ai hoje os professores: Leandro Villas, Jacques Wainer, Sandra Avila, Marcelo Reis, Marcos Raimundo Medeiros e Paula Dornhofer. Além deles, o laboratório também conta com os pesquisadores seniores Alexandre Ferreira, Áurea Soriano Vargas, Marcos Cirne e Didier Vega-Oliveros.


“A NVIDIA viu em nosso laboratório muito potencial para atuação conjunta e nós também enxergamos uma oportunidade para conseguir se estabelecer, de fato, como o maior laboratório acadêmico de inteligência artificial da América Latina. Com a tecnologia da empresa, podemos ter uma melhoria no nosso poder computacional o que permite a prospecção de novos projetos e melhor sequência dos que já estão em processo”, afirma o Prof. Anderson Rocha.  

Fundado em 2009, o Recod.ai conta com mais de 240 colaboradores de diferentes áreas tanto do Brasil quanto do exterior. Desses, cerca de 120 são alunos dos mais variados cursos e níveis (iniciação científica, mestrado e doutorado), pesquisadores de pós-doutorado, doutorado e colaboradores. 

Atualmente, o laboratório possui diversos projetos em execução. No entanto, os quatro maiores são o Viva bem, hub de inteligência artificial para saúde e bem-estar financiado pela Samsung, o Shell-ML, que consiste em machine learning para análise de dados complexos de produção em campo carbonático do pré-sal, financiado pela Shell e o DéjàVu, projeto de coerência espaço-tempo e análise de recurso de dados heterogêneos para pesquisa de integridade de mídia e interpretação de eventos, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Todos estes são coordenados pelo Prof. Anderson Rocha. Já o quarto é o H.IAAC. hub para inteligência artificial, arquiteturas cognitivas e aprendizado múltiplo, coordenado pelo Prof. Dr. Leandro Villas e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Softex, Eldorado e Motorola.

“Uma das premissas da NVIDIA é estar inserida em projetos que desenvolvam ainda mais conhecimento e pesquisas que contribuíram para diversos setores do Brasil e do mundo. Somos muito gratos por inaugurar mais esse AI Joint Lab e tornar esse laboratório como mais um centro de pesquisa focado em IA que existe no mundo todo. Temos certeza de que essa parceria trará ricos frutos para o campo de pesquisa brasileiro”, comemora Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Além da NVIDIA, o Recod.ai também recebe apoio da Shell, Equinor, Samsung, Motorola, Griaule, Buildbox, Santander, Sinch, Fundação Serrapilheira, FAPESP e Ci&T.

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado na criação do metaverso. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/.

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

YouTube: NVIDIA Latinoamérica

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial Energia Renovável: NetApp e seu Compromisso Sustentável Mundo de Kaboo: Uma Jornada Encantadora pela Imaginação Aluguel de Brinquedos: Facilitrip Traz Novidades Para Viagens Familiares O Impacto do Salário Mínimo na Vida dos Brasileiros: Cuidados Cruciais com Pensões Alimentícias Desfrute de Férias Memoráveis no Wyndham Olímpia: A Comodidade do Verão em Parcelas!