Startup americana traz ao Brasil tecnologia para prevenir perda de visão em recém-nascidos

Divulgação

Baby Vision Care oferece exame que pode identificar mais de 50 doenças oculares em bebês, prevenindo complicações futuras

A saúde ocular é essencial para o desenvolvimento de crianças, mas muitos problemas passam despercebidos nos primeiros meses de vida. Um estudo da IAPB e Fundação Seva aponta que quase 800 mil crianças brasileiras chegam à escola com problemas de visão não corrigidos, prejudicando seu aprendizado. Nesse cenário, a Baby Vision Care, startup americana, trouxe ao Brasil uma tecnologia inovadora: o Teste do Olhinho Ampliado. O exame é realizado nas primeiras semanas de vida do bebê, escaneia até 20 vezes mais a retina em comparação ao Teste do Reflexo Vermelho e identifica doenças oculares precocemente, permitindo tratamento e cura.

O exame ainda é pouco conhecido no Brasil, mas com ele a empresa pretende transformar a solução em uma tecnologia mais acessível à população. Segundo Jochen Kumm, CEO da Baby Vision Care, o exame do Teste do Olhinho Ampliado pode identificar mais de 50 doenças oculares, como catarata, glaucoma, retinopatia da prematuridade, tumores, infecções e malformações congênitas. “Praticamente todas as doenças identificadas pelo exame têm cura ao serem detectadas precocemente. As doenças não identificadas só serão descobertas após muito tempo de desenvolvimento, quando a criança realmente der sinais da presença da doença, e isso pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo e mental de diversas formas”, explica.

“O Teste do Reflexo Vermelho, que é o exame tradicionalmente realizado nas maternidades brasileiras, não é capaz de identificar todas as patologias que podem afetar a visão de um recém-nascido. Ele verifica a presença de reflexos anormais nos olhos, mas fornece informações limitadas da retina. Com o Teste do Olhinho Ampliado essa situação muda, pois ele é capaz de mapear 85% da retina do bebê, captando condições oculares com uma precisão significativamente maior graças à tecnologia de ponta das câmeras utilizadas no exame”, complementa Kumm.

Com o apoio de especialistas da Universidade de Stanford, que também compõem o quadro de sócios da empresa, a Baby Vision Care marca sua chegada no Brasil com uma expertise internacionalmente consolidada. A startup já passou por diversas rodadas de investimento com capital investido de milhões de dólares e agora busca alcançar novos horizontes no território brasileiro, levando tecnologia oftalmológica de ponta para as principais instituições de saúde do país.


Sobre a Baby Vision Care

Fundada por especialistas da Universidade de Stanford, na Califórnia, a Baby Vision Care traz ao Brasil o Universal Newborn Eye Screening – Teste do Olhinho Ampliado -, exame oftalmológico para recém-nascidos que pode identificar a maioria das condições de risco à visão logo após o nascimento. A empresa opera os exames com câmeras especializadas, equipe treinada e software para diagnóstico preciso. Por meio da tecnologia de ponta e do cuidado antecipado, a companhia visa detectar precocemente problemas visuais em recém-nascidos, prevenir a perda de visão e a cegueira infantil e promover um futuro mais saudável para as crianças.
Mais informações: https://www.babyvisioncare.com/

Leave a Comment

Scroll to Top
Melhor Câmera de Segurança Wi-Fi Externa 360° à Prova D’água Como Escolher o Nobreak Ideal para Seu Portão Eletrônico Luxo e tecnologia: casas mais inteligentes e sustentáveis Como Fazer Sabão Caseiro de Forma Segura e Sustentável Coma chocolate na Páscoa sem culpa: veja as dicas! Férias de Julho: Evite Gastos Altos Sem Seguro Viagem Como transformar gerações em vantagem no trabalho Pratos e vinhos ideais para celebrar a Páscoa com sabor Construção sustentável ganha força no Brasil